O período de matrículas nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) de Santa Catarina iniciou esta semana e se estende até o dia 13 de dezembro. As inscrições são feitas apenas presencialmente, basta apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e histórico escolar completo no Centro onde o estudante deseja se matricular.
A idade mínima para o ingresso na EJA é de 15 anos completos, para ingressar no Ensino Fundamental, e 18 anos completos, para o Ensino Médio. As vagas são limitadas e serão garantidas por ordem de chegada. Para localizar o CEJA do seu município, basta acessar este link .
Para os alunos que já estão matriculados, a renovação da inscrição para o próximo ano também é feita somente presencialmente. Porém, é necessário somente um documento de identificação do aluno.
Em Santa Catarina a Educação Básica aos jovens e adultos é feita em 40 CEJAs, através de ensino presencial. O atendimento pelos CEJAs é feito em todas as regiões do Estado, permitindo que os alunos tenham acesso a EJA nos municípios através de Unidades Descentralizadas (UDs).

O período de matrículas para o ano letivo de 2024 na Rede Estadual de Educação inicia na próxima segunda-feira, 27 de novembro. A inscrição será realizada exclusivamente no site Matrícula Online. O processo de cadastro é segmentado em etapas, a primeira encerra no dia 29 de novembro às 17 horas.
De início é feita a pré-matrícula, na plataforma Matrícula Online, onde o responsável pelo estudante registra os dados do aluno e escolhe uma das unidades escolares com vagas disponíveis. Ao fim do cadastro, é gerado um número de protocolo para anotar.
No dia 1º de dezembro, será realizado o sorteio de seleção. Os resultados serão divulgados no mesmo dia, a partir das 17h, no site Matrícula Online.
A próxima etapa do processo é a confirmação da matrícula, feita presencialmente na escola onde o aluno será matriculado nos dias 4 a 6 de dezembro, dentro do horário de funcionamento da unidade. Nela, devem ser levados todos os documentos do estudante e o número de protocolo emitido na pré-matrícula, para garantir a vaga na unidade.
Para os responsáveis que não possuem as ferramentas eletrônicas para realização da pré matrícula, o cadastro pode ser feito diretamente na unidade escolar, também nos dias 27 e 29 de novembro, até as 17h.
No dia da matrícula os pais ou responsáveis legais deverão apresentar os documentos abaixo, de acordo com o ano/série de matrícula:
As eleições de Plano de Gestão Escolar (PGE) das escolas estaduais de Santa Catarina estão chegando. Os Planos homologados já estão disponíveis para consulta da comunidade escolar no Link. Pelo portal Webgesc, é possível ver os Planos homologados por unidade escolar.
A votação para escolha dos PGEs acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, nas escolas da Rede Estadual de Ensino, exceto nas Escolas Indígenas, de Assentamento, Quilombolas e no Instituto Estadual de Educação (IEE). No primeiro dia, a votação poderá ser feita das 8h às 17h. Já no segundo dia, o período será maior, das 7h às 20h.
Veja quem pode votar:
- Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional
- Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação)
- 1 responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar
A participação da comunidade escolar se demonstra de extrema importância, uma vez que desenvolve a gestão democrática, estabelecendo a possibilidade da escolha do PGE por meio da análise de propostas homologadas. O Plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 até 2027.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) irá realizar avaliação para turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal de todos os 295 municípios catarinenses. A Avaliação será dividida em dois dias, 29 e 30 de novembro. Os alunos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No total, 89.279 alunos irão receber a prova.
A Avaliação do 2º Ano do Ensino Fundamental faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual Santa Catarina aderiu. Além da avaliação, o Estado irá elaborar uma Política de Alfabetização do Território Catarinense, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e mais de 20 instituições parceiras.
O 1º seminário para elaboração da política estadual aconteceu em Fraiburgo, nos dias 13 e 14 de novembro. Serão realizadas, até o fim de 2023, outras duas formações para debater o tema, com mais de 120 profissionais envolvidos, incluindo professores que atuam nas salas de aula de Santa Catarina.
Neste sábado, dia 18 de novembro, aconteceu
o Dia Nacional de Combate à Dengue. Nas escolas estaduais de Santa Catarina, ao longo do ano são realizadas aulas e atividades pedagógicas para a conscientização da prevenção à dengue, tanto no ambiente escolar, como em casa.
Com a chegada do Dia Nacional de Combate à Dengue, a Secretaria de Estado da Educação orientou as unidades escolares a intensificarem as medidas de prevenção contra a doença. O objetivo da mobilização é ensinar aos alunos sobre a importância do combate e controle do mosquito Aedes aegypti, com a finalidade de reforçar as medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo inseto.
O mês de novembro é destinado à realização de ações de mobilização da população no controle da proliferação do mosquito da dengue. Considerando as alterações climáticas que estão ocorrendo, favorecendo a disseminação do Aedes aegypti, é evidenciada a necessidade da mobilização entre escola e sociedade, intensificando as medidas de prevenção e controle ao longo deste mês.
Confira dicas da Secretaria de Estado da Saúde para combater a dengue:
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
• Mantenha lixeiras tampadas
• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
• Mantenha ralos fechados e desentupidos
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana
• Retire a água acumulada em lajes
• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito
As ações de combate à dengue englobam todos os setores do Estado, assim como a participação ativa da população na organização para prevenção.
O 1º Seminário para a Elaboração da Política de Alfabetização do Território Catarinense acontece nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de novembro, em Fraiburgo. A ação inédita é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e mais de 20 instituições.
"Santa Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Queremos manter e melhorar ainda mais este índice em nossas escolas. Por isso, estamos elaborando, em regime colaborativo com os municípios e outras instituições, políticas públicas que visam fazer da educação catarinense a melhor do Brasil, um dos grandes objetivos do nosso governador, Jorginho Mello", afirmou o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
A Secretária Adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, destaca a importância da colaboração entre SED, UNDIME e profissionais da educação: “O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nova política de alfabetização que foi assinada pela UNDIME e pelo Estado de Santa Catarina, define uma parceria para que a gente possa juntos construir a política do Estado. Assim, o momento da alfabetização é construído de maneira sensível e assertiva, contando também com os professores, peças fundamentais na construção dessa política. São eles que estão dentro da sala de aula, junto com os alunos, diariamente.”
O seminário envolve mais de 120 profissionais da SED, UNDIME e representantes das instituições participantes. São elas: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH); Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS); Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); Fórum Catarinense de Alfabetização (FCA); Federação Catarinense de Municípios (FECAM); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); Conselho Estadual de Educação (CEE); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Também estão representadas no evento a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), assim como o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE).
Até o fim de 2023, estão programados mais dois eventos para a elaboração da política estadual, que visam organizar ações pedagógicas considerando os desafios da alfabetização no sistema de ensino catarinense.
O desenvolvimento da política estadual é uma resposta ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual o Estado de Santa Catarina aderiu. O foco do programa nacional é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Um dos eixos do Compromisso é o da Infraestrutura, que prevê assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para que as redes possam dispor de materiais e instalar espaços de incentivo a práticas da leitura.
O Conselho Estadual de Santa Catarina (CCE/SC) informou que a cerimônia do 28° Prêmio Educador Elpídio Barbosa, que homenageia os professores da Rede Pública Estadual de Ensino, será celebrada dia 20 de novembro, segunda-feira, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Estarão presentes docentes, autoridades e familiares dos premiados.
A escolha dos educadores parte do Conselho e, neste ano, serão homenageados 36 professores, de todas as regiões de Santa Catarina.
Veja a lista dos homenageados:
Andreia Ramos Farias, Araranguá
Jeferson da Silva Santos, Blumenau
Márcia Sehnen da Silva, Braço do Norte
Aládia Patrícia Peixer Paz, Brusque
Rosiléia Aparecida Lanieski, Caçador
Lourdes Amaral Dementovis, Campos Novos,
Margarete Máximo, Canoinhas
Itacir Carlos Valmorbida, Chapecó
Leandra A. Poletto Casagrande, Concórdia
Cristiane Dias, Criciúma
Katia Cristina Schuhmann Zilio, Curitibanos
Marli Salete Uliana Gattermann, Dionísio Cerqueira
Maria Nair da Silva de Miranda, Florianópolis
Elisabeth Emília Wetzstein, Ibirama
Jane Odete da Silva Matias, Itajaí
Paulo Ricardo Vergütz, Itapiranga
Ivan Antônio Vieira da Cruz, Ituporanga
Célia Dionisia Besen Petry, Jaraguá do Sul
Janete Aparecida Rodrigues, Joaçaba
Rafael Laet Tavares, Joinville
Claudete Kraus, Lages
Juliane Marques Moraes, Laguna
Matheus Mendanha Cruz, Mafra
Marcos Hentz, Maravilha
Michel Eichelberger, Palmitos
Ernani José Schneider, Rio do Sul
Cleiton Luiz Cristofolini, São Bento do Sul
Albanir Rosa Pereira, São Joaquim
Magale Favarin, São Lourenço do Oeste
Osvaldo Augusto Corrêa de Corrêa, São Miguel do Oeste
Maiane Bernardi Secco, Seara
Jozineide Campregher, Taió
Fabiana Fachini, Timbó
Daniela da Costa Claudino, Tubarão
Lídio Luiz Manenti, Videira
Lilian Dagmar Mattei Maier, Xanxerê
O prêmio
O prêmio Educador Elpídio Barbosa foi criado em 1992, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho e agradecimento aos professores do Estado. Os profissionais são indicados pelas regionais, que são encarregadas de avaliar os projetos pedagógicos e suas entregas.
Elpídio Barbosa foi o primeiro reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Secretário de Educação na década de 1960, deputado estadual e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, o prêmio leva o seu nome em forma de tributo e gratificação pelos seus feitos na educação catarinense.
Entre os dias 14 e 30 de novembro, acontecem as concessões dos benefícios para estudantes contemplados pelos programas Universidade Gratuita e FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior). Os candidatos classificados receberão um e-mail informando a homologação (ou não) do benefício. Nesta etapa, os alunos selecionados deverão realizar o aceite do CAFE (Contrato de Assistência Financeira) e a assinatura dos recibos mensais.
Vale lembrar que o Programa Universidade Gratuita, devidamente aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Lei nº 831/2023), será implantado gradativamente até sua conclusão em 2026. Portanto, esse semestre é um período de transição em que muitos estudantes puderam optar por continuar no Programa Uniedu. Em face dessa implantação gradual, também o número de estudantes contemplados será menor do que prevê o programa para os anos subsequentes.
As obras de ampliação e reforma da EEB Emílio Garrastazu Médici foram inauguradas na última sexta-feira (10), em Campo Erê, no Oeste catarinense. O evento contou com a participação do governador Jorginho Mello.
Todas as salas de aula receberam intervenção, com reforma da cobertura e adequação da parte elétrica para receber equipamentos de ar-condicionado. Também foram revitalizados o ginásio e os laboratórios da escola estadual.
A unidade escolar, que atende 377 estudantes e tem 10 mil m² de área construída, passou também pela ampliação da área administrativa, auditório, refeitório, cozinha e acessos. O valor do investimento nas obras foi de R$ 3.074.799,82.
“A Secretaria de Estado da Educação está cumprindo com as propostas de governo, qualificando as escolas, como esta inaugurada em Campo Erê. A cada melhoria que entregamos à comunidade escolar, a educação de Santa Catarina avança para se transformar na melhor educação básica do país”, afirmou o Secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.
Para mais detalhes, acesse a Agência Catarinense de Notícias
A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que as inscrições para transferências internas entre unidades escolares da Rede Estadual de Educação para o ano letivo de 2024 iniciam às 8h do dia 6 de novembro. A inscrição poderá ser realizada até as 17h do dia 10 de novembro exclusivamente pelo site Matrícula Online.
Os responsáveis que não possuem as ferramentas eletrônicas para realização da pré-matrícula, poderão se dirigir à unidade escolar no mesmo período para realizar a inscrição.
Os candidatos deverão estar regularmente matriculados e com status “cursando” na rede estadual. Além disso, os responsáveis ou o candidato maior de idade deverão ter obrigatoriamente o cadastro no site Gov.br para acessar o site Matrícula Online. Vale ressaltar que o cadastro Gov.br não será feito na escola.
As informações prestadas no Requerimento de Inscrição são de total responsabilidade do responsável legal, inclusive a inscrição no ano/série/curso correto. As inscrições serão somente para as vagas constantes do “quadro de vagas” disponível.
Cada candidato terá direito apenas a um número de inscrição registrado no sistema. Não será permitida a inscrição do mesmo candidato em etapas diferentes. Caso exista mais de uma inscrição para o mesmo candidato, será considerada a mais recente, sendo as demais eliminadas.
O sorteio das vagas será eletrônico, realizado sob a responsabilidade da SED e acompanhado pelas Coordenadorias Regionais e Unidades Escolares no dia 13 de novembro às 15h. A listagem contendo o nome dos candidatos sorteados, será fixada na unidade escolar e no site matriculaonline.sed.sc.gov.br a partir das 17h do mesmo dia.
O candidato sorteado só terá efetivação de matrícula caso tenha obedecido os critérios constantes no edital. As informações incorretas registradas no ato da inscrição, e identificadas após a realização do sorteio ou no ato da matrícula, implicarão na perda da vaga e cancelamento da mesma.